Completando 2 anos em março de 2010, o Projeto Águas do Agreste coordenado pelo professor de Biomedicina da Asces, Agenor Jácome, abre edital para convocação de alunos que pretendem participar do projeto neste ano letivo. O edital encontra-se em vídeo disponível no site da Asces com todas as informações necessárias.

Estão sendo oferecidas 15 vagas para os alunos a partir do 3º período de Biomedicina, que cursaram ou estão cursando a disciplina de bacteriologia, “o trabalho envolve música, dança e teatro, porém o mais importante é a vontade de participar e ajudar a comunidade a cuidar da saúde conhecendo a água que consumem. O objetivo este ano é voltar nas escolas trabalhadas ao longo do projeto e verificar se a água continua de boa qualidade e continuar difundindo o nosso trabalho na região”, explica o coordenador do projeto, o professor Agenor Jácome.

Após sua 1º apresentação no Colégio Álvaro Lins, o Projeto Águas do Agreste percebeu que tinha potencial “quando uma criança chegou no personagem que interpretava a lombriga e disse: você nunca vai entrar na minha barriga, por que meu pai limpa a caixa d’água da minha casa, percebi neste momento que estávamos no caminho certo”, relata o professor Agenor Jácome.

Logo depois o Águas do Agreste estava na mídia e sem deixar a parte científica passou a desenvolver mais o lúdico, com formação da banda, trilha sonora, coreografias e peças de teatro. O Águas já atendeu 82 escolas em 23 cidades e hoje conta com as parcerias dos Mestres do sorriso e ART, do curso de Odontologia e a inserção de ONGs como o ICIA e o patrocínio da Nova Music e estúdios Barulho.