A partir desta quarta-feira (10), a programação de Carnaval, que já começou no Pólo do Fortim, em Olinda, e na Casa da Cultura, no Recife, tomará conta de Pernambuco do Cais ao Sertão. As outras 15 cidades-pólos recebem uma programação especial de cortejos populares para dar início à festa promovida pelo Governo do Estado. Serão 470 atrações, divididas em 255 shows e 215 apresentações de grupos de cultura popular, entre orquestras de frevo, troças, blocos, clubes carnavalescos e agremiações diversas. O investimento é de R$ 16 milhões em 12 dias de programação.

Além das tradicionais cidades do Recife e Olinda, Petrolina, Belém de São Francisco, Salgueiro, Triunfo, Pesqueira, Águas Belas, Bezerros, Catende, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Itamaracá e Ipojuca receberão uma programação artística que valoriza as diversas manifestações pernambucanas e nordestinas.

PÓLOS DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO POR REGIÃO:

Sertão

Petrolina se rende ao Carnaval em 7 dias de programação

Embalada o ano inteiro pelo forró, Petrolina completa a programação do Carnaval de Pernambuco a partir do dia 10 de fevereiro quando a maior cidade do Sertão do São Francisco recebe grupos de cultura popular vindos de todo o Estado. Serão dois dias de cortejo na quarta (10/02) e na quinta-feira (11/02). A programação de shows conta com as participações de Chico César, Matingueiros, o Samba de Véio de Petrolina, e Pepeu Gomes, entre outros.

Maracatus, blocos líricos e afoxés, consolidarão o Carnaval da cidade como uma festa autenticamente diversa iniciada pelos Lenhadores do Recife, Boi Faceiro, Maracatudo Camaleão e Grupo Cultural Fetxá de Águas Belas. No segundo dia de cortejo, participam os Matingueiros, de Petrolina, o Afoxé Povo de Ogunté, a Associação de Arte e Cultura Maracatujaba e o Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires.

Na parte de atrações musicais, a partir do Sábado de Zé Pereira (13/02), a cidade recebe o Samba de Véio e Orquestra de Frevo de Petrolina, além de Romero Pernambuco e Chico César. A programação segue até a Terça-Feira Gorda (16/02), com shows de Fabiana Santiago e Banda, Banda de Pau e Corda, Geraldo Azevedo e do Grupo Sambô.
 
Belém de São Francisco – Zé Pereira e Vitalina abrem Carnaval de Belém de São Francisco

Cidade natal dos bonecos gigantes mais antigos do Brasil, o casal Zé Pereira e Vitalina, Belém do São Francisco recebe, 21 grupos de expressões culturais no primeiro dia (11/02) de programação do Carnaval da cidade. Promovida pelo Governo de Pernambuco, a festa do município também contará com shows de atrações musicais locais, regionais e nacionais.

O cortejo da quinta-feira (11) marca o retorno anual dos dois bonecos à cidade, vindos de barco, segundo a crença popular, diretamente da Europa. Neste dia, eles receberão a visita da Bicharada de Mestre Jaime, de Salgueiro, da Mulher da Sombrinha, de Catende, do Homem da Meia Noite, de Olinda, entre outros grupos e agremiações. O cortejo está marcado para as 17h.
A partir da sexta-feira (12/02) começam as apresentações musicais no palco montado na Av. Coronel Jerônimo Pires, a principal Avenida da Cidade. Na noite de abertura, a partir das 20h30, o público poderá conferir os shows de Voa Voa (20h30), Coco do Tebei, do grupo Matingueiros e da Banda Oju Obá. A programação de shows será encerrada na Terça-Feira Gorda (16/02), com show de Art Popular.
 
Salgueiro – Cortejo em homenagem a Mestre Jaime abre Carnaval em Salgueiro

Em 2010, o Governo de Pernambuco celebra os 60 anos da Bicharada de Salgueiro elegendo o artesão Mestre Jaime como o grande homenageado do Carnaval do Estado. Na quarta-feira (10/02), 21 grupos da cultura popular desfilam pela cidade em referência a esta tradição iniciada em 1949. A festa tem concentração marcada para as 16 horas, no Pólo instalado na Praça da Bomba. Entre as manifestações culturais aguardadas, a Bicharada de Mestre Jaime recebe o Homem da Meia Noite, de Olinda, e a Mulher da Sombrinha, de Catende. A festa será anunciada por 12 clarins vindos diretamente de Olinda.

A partir da sexta-feira (12/02), a cidade recebe sua programação de atrações musicais no palco da Praça da Bomba. A partir das 16h, sobem ao palco Orquestra Bronzeada, Lourenço Gato e Banda, a cantora Allexa e, encerrando a noite, o grupo Cordel do Fogo Encantado. Durante os cinco dias de shows, Salgueiro receberá artistas como a Família Salustiano e a Rabeca Encantada, a Mesa de Samba Autoral, o grupo Molejo, o Samba de Véio de Petrolina e Jorge Aragão.

Triunfo –  Triunfo se rende à folia já na Semana Pré-carnavalesca

O Carnaval de Triunfo – conhecido pelos tradicionais mascarados Caretas – recebe a Folia de Momo em 2010 a partir da semana pré-carnavalesca. O Governo de Pernambuco preparou uma programação especial para agradar aos foliões do município e da região, além dos turistas que visitam a cidade todos os anos nesta época. Na quarta (10), na quinta (11) e na sexta (12), esta cidade do Sertão do Pajeú recebe os cortejos de cultura popular, que percorrem todo o centro histórico com grupos da própria cidade e ainda de Petrolina, Paulista e Glória do Goitá.

O grupo Matingueiros, de Petrolina, o Boi Faceiro, do Recife, os Bonecos Gigantes e o Maracatu de Baque Solto Carneiro Manso, de Glória do Goitá, além do tradicional encontro de Caretas de Triunfo integram a programação dos cortejos, que acontecem às 19h na quarta e na quinta e às 20h, na sexta-feira. Na quarta e na sexta, os cortejos partem da Praça 15 de Novembro, no centro da cidade, e na quinta, o desfile sai do Alto da Boa Vista, com concentração na Casa dos Caretas.

Já os shows, que acontecem no palco localizado na Praça Carolino Campos, no centro da cidade, vão da sexta-feira (12) à Terça-feira Gorda (16). Entre as atrações, o público confere shows dos grupos pernambucanos Antúlio Madureira, Família Salustiano e Siba e a Fuloresta, entre outros. Para quem gosta de samba a pedida é conferir os shows do grupo Patusco, do sambista Jorge Riba e do grupo de pagode romântico Exaltasamba.
 
 
Agreste
 
Águas Belas – Águas Belas se prepara para o maior Carnaval de sua história

Cidade do Agreste pernambucano, no Carnaval, Águas Belas abre suas portas para receber a diversidade das expressões que povoam as regiões do Estado. Serão seis dias de programação, iniciando na quarta-feira (10/02) com um desfile especial de seis grupos de cultura popular, entre eles o Maracatu Coração Nazareno e a Troça Carnavalesca Batutas de Água Fria. A concentração está marcada para as 13h, na Avenida Coronel Alfredo Duarte, na entrada principal da cidade. Na quinta-feira (11/02), Águas Belas recebe mais um dia de cortejo cultural com o Boi da Macuca, a Escola de Frevo de Recife, dentre outras agremiações. Neste dia, também acontece o desfile do Bloco O Beija-Flor, da tradição indígena Fulni-ô.

No Sábado de Zé Pereira (13/02), a partir das 18h, o município recebe os shows no palco montado na Praça Nossa Sra. da Conceição, em frente à prefeitura.  A Orquestra Pernambucana de Choro, Serginho e Banda Simbora, Carlinhos Monteverde e a cantora Elba Ramalho se apresentam na primeira noite. Segundo o secretário de Cultura Tié Braz “este será o maior Carnaval da história da cidade e conta com uma forte participação popular”. Nos quatro dias de programação, passam pela cidade 16 atrações musicais, entre elas, Nonô Germano, Banda Los Cubanos, Asas da América, Cristina Amaral e Marron Brasileiro.      
 
Bezerros – Terra dos Papangus recebe diversidade do Carnaval Pernambucano

A Folia dos Papangus, em Bezerros, no Agreste Central pernambucano tem repercutido por todos o País. Cada vez mais pessoas vão, anualmente, à cidade conferir o primeiro Carnaval temático do Brasil. Em 2010, o município recebe também diversos grupos populares em cortejo e três dias de shows musicais.

A abertura do Carnaval de Bezerros está marcada para o dia 10 de fevereiro, em cortejo que partirá da Praça de São Sebastião, próxima à BR-232, a partir das 19h30. Os grupos de cultura popular desfilarão até o palco montado em frente à prefeitura da cidade. São aguardados 15 agremiações nos dois dias de cortejo, a quarta e a quinta-feira.

Já a programação de shows está marcada para começar no Sábado de Zé Pereira (13/02). São aguardados no palco da Rua da Matriz, no QG do Frevo, atrações como Fundo de Quintal, Carlinhos Monteverde, Antônio Nóbrega e Samba do Véio Mangaba. No sábado, os shows estão previstos para as 22 horas. Já a partir do Domingo de Carnaval, começam às 10h com desfiles dos papangus típicos da cidade.

O tema do Carnaval da cidade em 2010 é “Cultura, cores e tradições”, fazendo uma referência à diversidade e ao intercâmbio cultural entre os municípios, em sintonia com o formato do Carnaval de Pernambuco. Apesar de o Domingo de Carnaval ser o dia mais característico das festividades bezerrenses, a cidade se prepara para receber milhares de turistas diariamente.
 
Pesqueira – Diversidade cultural marca Carnaval de Pesqueira

O Carnaval de Pesqueira vai além da tradição dos Caiporas. Samba, coco e blocos carnavalescos animam os quatro dias de folia no Agreste Central, oferecendo um Carnaval cheio de atrações para quem gosta do tradicional carnaval de rua. Pesqueira oferece a moradores e turistas várias expressões da cultura popular, como escola de samba, blocos e coquistas, que se apresentam, durante os quatro dias de folia, pelas ruas históricas do centro do município. Pólo oficial do Carnaval do Governo do Estado, a programação da cidade começa na quinta-feira (11), às 19h, com o cortejo de cultura popular que percorre o centro histórico com 11 grupos culturais de Pesqueira, Recife, Aliança e Igarassu.

Já a programação de palco, na Praça D. José Lopes, vai da sexta-feira (12) à Terça-feira (16), com shows locais e nacionais. Serão 21 apresentações ao longo dos cinco dias de programação. O samba de Gerlane Lops e Patusco, e o frevo do pernambucano Almir Rouche são alguns dos shows que o público poderá conferir. Os destaques nacionais ficam por conta de Jair Rodrigues, Mundo Livre, Leci Brandão e Exaltasamba.

Zona da Mata
 
Catende  – Cortejos e atrações musicais levam diversidade a Catende

Situado a 142 km do Recife, o município de Catende na Zona da Mata Sul pernambucana é reconhecido por sua principal agremiação carnavalesca, a Mulher da Sombrinha, que desfila ainda na semana pré-carnavalesca. Em 2010, o Governo de Pernambuco levará à cidade uma programação diversificada que fará de Catende um dos pontos mais efervescentes do Carnaval pernambucano, recebendo atrações como Siba e a Fuloresta, Elba Ramalho, Fundo de Quintal e a Troça Carnavalesca Ceroulas, de Olinda.

A programação de atrações começa na sexta-feira (12/02), com desfile de grupos de cultura popular pelas ruas do centro da cidade. Como boa anfitriã, a Mulher da Sombrinha recepcionará as demais agremiações a partir das 17h em frente ao Cemitério Sagrada Família, de onde ela parte em cortejo pelas principais ruas do município.

No dia seguinte, o Sábado de Zé Pereira (13/02), a programação segue com shows no palco montado na Praça de Santana, também no centro da cidade. As apresentações estão marcadas para as 21h. No primeiro dia, o palco recebe Lulica e Orquestra, Maracatu Nação Porto Rico, Rogério Rangel e Belo Xis. Durante os demais quatro dias, passam pelo palco Siba e a Fuloresta, Elba Ramalho, Fundo de Quintal, Carlinhos Kaetés, Karina Spinelli e o espetáculo da Família Salustiano e a Rabeca Encantada.

Goiana – Folia em Goiana traz shows de Alceu Valença e Antônio Nóbrega

Cortejos de cultura popular e shows de artistas locais, regionais, nacionais – e até uma atração internacional – fazem parte da programação carnavalesca de Goiana, na Mata Norte, um dos 17 pólos oficiais de Carnaval do Governo de Pernambuco. A programação vai da quarta-feira (10) até a terça (16). Os dois primeiros dias são dedicados ao carnaval de rua, com destaque para o intercâmbio de grupos locais com artistas de outros municípios. Os cortejos da quarta e da quinta-feira desfilam pela cidade a partir das 18h, com a presença de grupos como Bloco das Flores, do Recife, Afoxé Oxum Pandá, de Olinda e Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata. Nos dois dias, os cortejos partem da Praça da Bíblia, no centro, e seguem até a prefeitura, onde os grupos se apresentam. 

Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Orquestra Contemporânea de Olinda e a cubana Steel Band são algumas das atrações de peso que o Governo do Estado selecionou para os foliões de Goiana. Os shows acontecem sempre a partir das 20h, no palco montado no Pátio da Alvorada. O público pode conferir as atrações no pólo durante o período de sexta-feira (12) à Terça-feira de Carnaval (16).

TRADIÇÃO – Manifestações típicas de Goiana, os caboclinhos e as Pretinhas do Congo fazem parte também da tradição do Carnaval. Sete caboclinhos da região – Cahetés, Tapuia Canindé, Caboclinho Canindé, União Sete Flexas, Caboclinho Índio Tabajara, Caboclinho Carijós e Caboclinho Tupinambá – integram o Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana, aprovado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As Pretinhas do Congo, grupo formado apenas por mulheres, também fazem parte da cultura local, arrastando os foliões na Segunda-feira de Carnaval. Este ano, elas serão as homenageadas do Carnaval da Prefeitura de Goiana.
 
Nazaré da Mata Carnaval de Nazaré da Mata vai muito além do Desfile de Maracatus

Conhecida como a Terra do Maracatu, a cidade de Nazaré da Mata, situada na região da Mata Norte, a 55 km de Recife, prepara muito mais cores e ritmos para o folião que for conferir os sete dias de programação carnavalesca no município. Entre os destaques da programação da cidade estão os cortejos populares nos dias 10 e 11 de fevereiro, e o tradicional desfile de maracatus na Terça-feira Gorda (16/02). Na Segunda de Carnaval (15/02), a cidade recebe o cantor Alceu Valença, encerrando a programação de shows na cidade.

Nazaré entra na programação oficial do Carnaval de Pernambuco na quarta-feira (10/02), participando de um grande cortejo de grupos de cultura popular de todas as regiões. Em Nazaré, o desfile está marcado para as 18h. Nos dois dias de cortejo, a cidade receberá o Bloco das Flores, o Afoxé Omo Nilê Oguntá, Maracatu Nação  Raízes de Pai Adão, Troça Carnavalesca Tarados da Sé, Nação Maracatu do Dendê e os Caboclinhos Tapuis Camarás de Camaragibe.

A partir da sexta-feira (12/02), começam a programação de atrações musicais. Passarão por este palco artistas como o Grupo Bongar, Siba e a Fuloresta, Orquestra Contemporânea de Olinda e Alceu Valença, que encerrará a programação de shows.

No último dia do Carnaval (16/02), as ruas do município recebem as ilustres figuras dos caboclos de lança, baianas, catirinas e Mateus, personagens do maracatu. O encontro começa pela manhã cedinho, às 8h, na entrada da cidade. Entre os grupos que se apresentam, está o Cambinda Brasileira, o mais antigo do Estado, fundado em 1898. A apresentação é caracterizada pelo colorido e pelo ritmo rápido dos chocalhos.  

Paudalho – Banho de frevo, shows e cortejos são destaques em Paudalho

A 44 km de distância da capital, o município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, tem no frevo – aliás, no banho de frevo – uma das marcas do seu Carnaval. Já na semana pré a cidade participa da programação de cortejos de cultura popular promovidos pelo Governo de Pernambuco na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11). Já durante o Carnaval, o Pólo do Governo do Estado, montado na Praça Raul Bandeira, no centro da cidade, traz ao público shows de Marrom Brasileiro, Claudionor Germano, Spok Frevo Orquestra e Elba Ramalho, entre outras atrações.
 
Os cortejos tomam conta do centro histórico de Paudalho nos dois dias a partir das 19h. Na quarta-feira (10), os foliões conferem atrações como Maracatu Nação Estrela, de Olinda, Caboclinhos Cahetés de Goiana, o Boi de Ouro, tradição com mais de 40 anos de história no município e as escolas de samba Ritmo do Samba e Unidos da Primavera, todas de Paudalho. Já na quinta (11), os destaques ficam por conta do Maracatu Almirante do Forte, do Recife, e do Índio Tupinambá, de Itambé, além de tradicionais blocos locais, como o Maria Lavadeira.
 
Já a programação de palco vai de domingo (14) a terça-feira (16), com shows a partir das 13h, com a Orquestra 22 de Novembro e o frevo dos cantores Marrom Brasileiro e Claudionor Germano. Na segunda (15), a partir das 14h, quem faz a alegria da criançada é o grupo A Barca Maluca, do Recife. À noite, os shows começam a partir das 22h, ao som do pernambucano Almir Rouche e, encerrando a noite, show da cantora paraibana Elba Ramalho. Último dia do pólo, a Terça-feira Gorda marca ainda o encerramento do Carnaval de Paudalho. A partir das 22h, quem anima a festa é a Spok Frevo Orquestra, com sua mistura de frevo com ritmos contemporâneos.
 
OUTRAS TRADIÇÕES – No domingo, na segunda e na terça do Carnaval, o banho de frevo é uma das tradições que a população da cidade e os turistas da região não podem perder. Ao som das orquestras de frevo, o povo se diverte na Praça de Eventos Pio Guerra, onde a prefeitura monta um sistema especial de canalização para distribuir água misturada a essências de perfumes variados das 12h às 18h. Já a criançada se diverte num momento reservado só para eles: a segunda-feira traz banho de frevo infantil das 9h às 11h.
 
Além disso, o público pode conferir desfile de boizinhos tradicionalmente no Domingo de Carnaval, e encontro dos maracatus rurais de no centro histórico na Segunda de Carnaval e na Terça-feira Gorda, das 9h às 17h, reunindo grupos de vários municípios da região. Depois deles, é a vez dos caboclinhos invadirem a cidade, desfilando sempre a partir das 19h. O mais antigo caboclinho de Paudalho é o Urubá, com 43 anos. Além dele, outros destaques são os caboclinhos Anambé e Reamar.

Vitória de Santo Antão Carnaval de Vitória recebe cortejos e atrações musicais

O Carnaval de Vitória de Santo Antão tem quase três séculos de história. Para respeitar essa tradição, o festejo promovido pelo Governo de Pernambuco será um dos mais animados da Mata Sul pernambucana com cortejo de grupos populares na quarta (10/02) e na quinta-feira (11/02), e quatro dias de shows. Entre os artistas e grupos aguardados na festa, estão os caboclinhos do grupo Fetxá de Goiana, a Orquestra Popular do Recife e a cantora Elba Ramalho.

Vitória é uma das cidades-pólos que participará do cortejo-marco do início do Carnaval de Pernambuco em todo o Estado. Na quarta-feira (10/02), 10 grupos populares, entre eles, o Cavalo Marinho Boi Brasileiro, de Olinda, e o Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro da cidade de Condado. Nos dois dias de cortejo, a cidade terá forte representatividade, contando com a participação de 9 de suas agremiações mais tradicionais.

A programação de palco em Vitória começa no Sábado de Zé Pereira (13/02), com shows de Ery Fanfarra, Trio Pouca Chinfa e a Cozinha, Cristina Amaral e Vânia América. Durante os quatro dias de programação, passam pelo palco instalado da cidade, atrações como a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e o grupo cubano Steel Band.

TimbaúbaConfira a programação de Carnaval do Pólo de Timbaúba

O Pólo de Timbaúba, na Mata Norte, já está preparado para o Carnaval deste ano. A programação oficial do Governo do Estado começa na quarta-feira (10) com um cortejo de cultura popular, reunindo 11 atrações de Olinda, Recife, Olinda, Goiana, Carpina, Paulista e Moreno. O cortejo sai às 10h da manhã da Praça Centenário, onde percorrendo as principais ruas da cidade até a Praça João Pessoa, de onde retornam.

Participam do cortejo maracatus, grupos de coco, caboclinhos e blocos. O Balé Afro Magê Molê e a Escola de Samba Gigantes do Samba – ambos do Recife – são alguns dos grupos que participam do cortejo, trazendo o ritmo afro e o samba para as ruas da cidade. O lirismo dos antigos carnavais também se faz presente ao som do Bloco Flor da Lira e do Bloco Flor do Eucalipto, respectivamente, de Olinda e Moreno.

A partir da sexta-feira (12), o palco montado na Praça Carlos Lira recebe atrações locais e nacionais que prometem colocar todo mundo pra dançar ao som dos ritmos típicos da Folia de Momo. Alceu Valença, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Claudionor Germano e o samba do grupo Fundo de Quintal são alguns dos nomes que vão passar pelo palco de Timbaúba durante os quatro dias de festa.

BOIS – Timbaúba ainda recebe encontro de bois no Domingo de Carnaval, reunindo cerca de 40 bois de Carnaval da região. Os grupos se concentram na Praça Centenário, por volta das 10h, e seguem até a Praça Carlos Lira, onde desfilam em frente ao Pólo do Governo do Estado.

Região Metropolitana
 
IpojucaDesfiles são o forte do Carnaval de Ipojuca  

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Ipojuca, situada a 51 km de Recife, completa a lista de 17 cidades-pólos do Carnaval de Pernambuco. Neste ano, o município terá uma programação especial de cortejos e desfiles de trios elétricos durante cinco dias. A festa começa na sexta-feira (12/02) do Carnaval com o primeiro dia de desfile de grupos de cultura popular. O cortejo está marcado para as 18h. Saem pelas ruas da cidade o Maracatudo Nação Camaleão, o Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Condado e o Afoxé Oxum Jagurá. Logo após o cortejo, o público passa a acompanhar os desfiles dos trios elétricos que, nesta primeira noite, recebe a Orquestra Ás de Espadas.

Além dos grupos populares citados, a programação de cortejos terá desfile do Cavalo Marinho Boi Pintado, do Maracatu Leão de Ouro de Nazaré da Mata e do grupo A Bela da Tarde, do Clube Carnavalesco Marim dos Caetés e do Bloco das Flores. Quem também animará os trios elétricos será o grupo Art Popular, além dos cantores Nonô Germano, Geraldinho Lins e Almir Rouche.

No Domingo de Carnaval, a festa de Ipojuca toma a sua maior proporção com a saída do Bloco da Sucata, que arrasta milhares de foliões a partir das 13h e sai da entrada da cidade perto da Assembléia de Deus, percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Também saem às ruas foliões filiados aos blocos do Rombo, Tricolor em Folia, Titório, Zitão, entre outras agremiações e troças. Com belíssimas paisagens de fundo, os Carnavalescos arrastam milhares de pessoas nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Muro Alto, entre outros locais de concentração.

Em Porto, o Carnaval é marcado por apresentações itinerantes com desfiles de grupos de tradição popular e orquestras de frevo. O distrito também possui tradição em Carnaval de blocos com o Bloco das Galinhas, o Bloco Piratas, o Bloco do Batatinha, além do Alfaias da Praia, formado por comerciantes locais. Já em Serrambi, é o Boca Mole quem garante a folia.
 
ItamaracáTerra da Ciranda se rende ao frevo

Reconhecida como Terra da Ciranda, em homenagem à cirandeira Lia, neste Carnaval, a Ilha de Itamaracá, fará do frevo o protagonista de seus festejos. Passarão pela cidade Alceu Valença, Getúlio Cavalcanti, Orquestra Super Oara, Spok frevo Orquestra, Nonô Germano, Orquestra 100% Mulher, entre outros, em quatro dias de programação de shows e cortejos populares apoiados pelo Governo de Pernambuco.

A abertura do Carnaval acontecerá na sexta-feira (12/02) com shows no palco montado na Praça do Pilar. A partir das 20 horas, sobem ao palco a cantora Edilza, Getúlio Cavalcanti, Reginaldo Rossi e Quinteto Violado. No sábado (13/02), a cidade recebe um show muito especial. Sua moradora mais ilustre, a cirandeira Lia de Itamaracá leva um pouco do ritmo que a consagrou como Patrimônio Vivo de Pernambuco.  As atrações musicais se estendem até a Terça-Feira Gorda (16/02).

Além disso, o folião também poderá conferir três dias de cortejos de grupos de cultura popular, com concentração diariamente às 18 horas. No Sábado de Zé Pereira, o desfile partirá do Palácio da Pedra Que Canta, no bairro da Baixa Verde, no Domingo de Carnaval, partirá do Barracão nos Quatro Cantos e na Segunda de Carnaval, novamente do Palácio da Pedra Que Canta. Todos os dias, o ponto final do trajeto será o pólo principal situado na Praça do Pilar. Ao todo, serão 12 grupos desfilando as tradições do maracatu, do caboclinho, do afoxé, entre outras agremiações típicas da cultura pernambucana.  

Fonte: Fundarpe