Berço de grupos como o Teatro de Amadores de Caruaru (TAC) e o Teatro Experimental de Arte (TEA), a cidade de Caruaru recebe hoje mais um espaço destinado à produção cênica de seus artistas. Após uma reforma que durou dois anos, será reinaugurado o Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc Caruaru. As obras renovaram a estrutura do espaço, com melhorias técnicas e de acessibilidade.

A cerimônia de inauguração começa às 19h30, com o pronunciamento de Rui Limeira Rosal Filho (o pai dele, que faleceu em 1980, era ator e participante do TAC). Às 20h, serão encenados fragmentos dos espetáculos Deus danado (de João Denys, com direção de Nildo Garbo) e Canção de Assis (de Júlio Fischer, dirigido por Moisés Natividade). A noite conta ainda com as apresentações do trompista Edson Pedro, do Grupo Suíte de Barro (Sesc Caruaru) e da Companhia de Ópera do Recife (Core).

O Teatro Rui Limeira Rosal começou a funcionar em 1983. Com a reforma, ele terá capacidade para 256 pessoas, com cadeiras especiais para obesos e pessoas com mobilidade reduzida, além de espaço para cadeirantes. “Toda a iluminação, sonorização e climatização foi refeita. Também foram reformadas a caixa cênica, os camarins e a cabine para som e luz. Além disso, foi construído um foyer”, enumera o coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.

A partir de abril, o teatro estará aberto para temporadas de espetáculos, que terão duração de no mínimo dois meses. Segundo Sobrinho, a partir de 2011, editais serão utilizados para definir as pautas de todos os teatros do Sesc. Outra ação em 2010 é o projeto de Residência em Encenação, que será ministrada por José Souza de Oliveira (a formação dele inclui pós doutorado na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Paris III).

Fonte: JC online