O vice-governador do Estado e secretário de Saúde, João Lyra Neto, assina, nesta quarta-feira (03), termo de cooperação técnica e institucional para a contratação de 100 jovens do Programa Vida Nova, que irão desenvolver ações de educação em saúde durante o período carnavalesco. A assinatura acontece a partir das 14h, no auditório do Hospital da Restauração (HR). Essa é a primeira grande ação da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) voltada para o Carnaval 2010. A proposta da parceria é fazer com que esses jovens possam transmitir à população informações capazes de prevenir doenças e orientar os usuários do SUS sobre como e onde buscar atendimento médico.    

Os jovens participarão de ações de mobilização social voltadas para prevenção de DST/AIDS, dengue e Gripe A (H1N1), e também irão oferecer à população informações sobre a rede hospitalar do Estado. No entanto, antes de irem a campo, os integrantes do Vida Nova receberão dos técnicos da SES uma série de capacitações que lhes proporcionarão o conhecimento necessário para a abordagem. A primeira delas acontece logo após a solenidade de assinatura do termo de cooperação, no auditório do HR. 

Na ocasião, os jovens vão conhecer a atual rede de saúde do Estado e as unidades de saúde onde folião poderá buscar atendimento, de acordo com a especialidade e gravidade do caso. 

As capacitações se estendem até o final da semana. Os jovens irão a campo ainda na semana pré-carnavalesca. Divididos em 11 grupos, os 100 jovens irão percorrer, a partir do dia 8, locais de grande circulação de pessoas. Nesse primeiro dia, eles farão panfletagem em terminais integrados de passageiros, metrô, mercados públicos. Nos dias seguintes, os jovens visitarão universidades, faculdades, centro do Recife, hospitais, Expresso Cidadão, Tribunal de Justiça, shoppings, aeroporto, praias do litoral norte e sul, pontos de bloqueio da Polícia Rodoviário Federal (PRF), entre outros lugares. No Carnaval, os jovens do Vida Nova estarão presentes nos principais focos de animação da Região Metropolitana do Recife. Eles irão distribuir panfletos, bandanas, abanadores e preservativos.

Fonte: Folha de PE