O engenheiro ambiental desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Realiza estudos de impacto ambiental, propondo soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.

“Caruaru é uma cidade que está em pleno crescimento.A população cresce, a quantidade de veículos também, o número de indústrias aumenta e começam a surgir problemas ambientais. Foi isso que levou a Asces a proporcionar para essa região o curso de Engenharia Ambiental. A região precisa desses profissionais”, destaca o coordenador do curso na Instituição, Hélder parente.

Empreendimentos como usinas termelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o engenheiro ambiental para o controle de poluição. “O grande diferencial do curso da Asces é que ele está voltado não apenas para atender a solução de  problemas ambientais tecnologicamente, mas também estará ligado às áreas de saúde, resolvendo problemas na área de epidemiologia ambiental (doenças vinculadas à poluição
ambiental)”, defende Parente.

No setor público, há vagas em prefeituras e órgãos como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas.

No setor privado, o profissional pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo.