Dez candidatos ao Programa Universidade para Todos que tiverem ótimos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão a oportunidade de estudar, com bolsa integral, na Universidade de Salamanca, uma das melhores e mais antigas instituições da Espanha. Acordo assinado ontem entre a universidade, o MEC e o Banco Santander, que vai financiar as bolsas, abriu a possibilidade para a criação da primeira fase internacional do ProUni.

A seleção será feita pelo próprio MEC. Depois da abertura das inscrições no ProUni, o ministério irá verificar quais os candidatos ao programa tiraram as melhores notas em cada uma das áreas para as quais serão concedidas bolsas este ano, biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de materiais, engenharia de edificações, matemática e sociologia. Para eles, através de um telefone, será oferecida a oportunidade de estudar em Salamanca em vez de em uma instituição brasileira.

Os selecionados receberão uma bolsa integral da universidade mais uma bolsa de sobrevivência de 11.800 para alojamento, comida, livros, etc do Santander, além de passagens anuais para o Brasil. Além disso, terão uma bolsa inicial do governo brasileiro, por seis meses, para estudar espanhol e fazer um exame de proficiência de língua e de equivalência do ensino médio antes de iniciar a graduação.

Os beneficiados com a bolsa terão os mesmos deveres dos alunos de mestrado e doutorado hoje financiados pelo governo brasileiro para estudarem no exterior: terão que voltar ao Brasil, sob pena de terem que reembolsar os custos. O diploma recebido em Salamanca terá que ser validado no Brasil, como o de qualquer outra instituição estrangeira.

Fonte: JC Onlne