As ligações de telemarketing com o oferecimento de produtos e serviços podem estar com os dias contados. O projeto de lei  intitulado de Não Perturbe, propõe um cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing, para impedir que as empresas efetuem ligações não autorizadas para usuários nele inscritos.

Segundo a proposta, do deputado Jorge Caruso (PMDB), um cadastro geral seria feito com nomes das pessoas que mão queiram receber as ligações de telemarketing. Caso seja aprovada, o primeiro a ter o serviço implantado seria São Paulo, e o Procon-SP seria o órgão responsável por implantar, gerenciar e divulgar esse cadastro.

O objetivo do mesmo seria diminuir as ligações que possam incomodar ou causar transtornos às pessoas, e não acabar com o serviço de call center.

Regras para o call center
No dia 31 de julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que muda as regras para o setor de telemarketing. O decreto tem por objetivo acabar com o jogo do empurra-empurra que é feito no atendimento telefônico ao cliente, sendo fruto de inúmeras reuniões e discussões entre representantes do consumidor e das empresas atingidas. Confira algumas das novas regras, que foram confirmadas pela assessoria de imprensa do Ministério da Justiça:

    * O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, o contato direto com o atendente;

    * O SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e sete dias por semana;

    * O número do SAC deve constar em todos os documentos e material impresso entregues ao consumidor no momento da contratação do serviço durante o seu fornecimento, bem como na página eletrônica da empresa na Internet;

    * No caso de empresa ou grupo empresarial que oferte serviços conjuntamente, será garantido ao consumidor o acesso, ainda que por meio de diversos números de telefone, a canal único que possibilite o atendimento de demanda relativa a qualquer um dos serviços oferecidos;

    * O sistema informatizado responsável pela operacionalização das demandas deverá garantir ao atendente o acesso ao histórico das demandas do consumidor.

Com informações da Infomoney.