O Hospital Regional do Agreste (HRA), maior hospital da rede pública de Saúde do Interior de Pernambuco, suspendeu os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas, nesta terça-feira, 09. A recomendação da diretoria do HRA foi que os médicos ambulatoriais fossem deslocados para atender a demanda da emergência.

O plantão do hospital conta com três ortopedistas, três clínicos, um neurocirurgião, um cirurgião, um vascular, dois uteístas, dois pediatras, dois odontólogos, um buco, um radiologista e um anestesista. As cirurgias em pacientes internados e as marcadas estão sendo realizadas. Exceto as consultas de neurocirurgia, todas as outras foram suspensas.

O Ministério Público informou que conseguiu uma liminar na Justiça obrigando o estado a transferir pacientes para hospitais da rede privada quando houver superlotação ou dificuldades no atendimento prestado pela rede pública. Já a juíza e diretora do Foro de Caruaru, Sílvia Virgínia de Amorim, expediu, no último dia seis, uma liminar para que os médicos não faltem aos plantões.

A liminar foi revertida, no entanto, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco recomendou que os plantonistas só deixem os cargos após o término do aviso prévio de 30 dias.