Nos próximos quatro anos o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 25 milhões em pesquisas para desenvolver dois tipos de vacina contra o vírus HIV. As pesquisas, que já estão em andamento e são tocadas principalmente por universidades públicas estaduais como a de Campinas (Unicamp) e a de São Paulo (USP), têm o objetivo de desenvolver uma vacina terapêutica e outra preventiva.

A vacina terapêutica é desenvolvida em várias fases, inclusive uma que passa pelo teste nas células do paciente. Já a vacina preventiva é desenvolvida em 3 fases (pré-clínica, clínica, e teste em voluntários). Nela, o Brasil está atualmente na fase 2.

Atualmente diversos consórcios de estudos, que envolvem cerca de 23 países, estão buscando vacinas anti-HIV. Esses consórcios, além dos investimentos de cada país, contam com financiamentos internacionais como o do National Institute of Health (NIH), do governo dos Estados Unidos. Estima-se que, ao todo, cerca de US$ 1 bilhão venha sendo investido em pesquisas de vacinas contra o HIV em todo o mundo.

Com informações da Agência Brasil.