Com o tema "Integração da medicina diagnóstica a modelos de prevenção de doenças", o 42º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado na cidade de São Paulo, entre os dias dois e cinco de julho, contou com a participação da professora Sibele Ribeiro e os alunos do curso de Biomedicina Onício Batista Leal Neto e Renata Márcia Vasconcelos.

No evento, a Asces foi representada com a apresentação do trabalho: "Importância da identificação da microbiota cérvico vaginal pelo método de Papanicolau" que expôs dados do Projeto de Citopatologia, realizado no Laboratório Escola de nossa IES sob a supervisão dos professores Adrya Lúcia Peres e Djair Lima. O congresso, que acontece anualmente, é um dos maiores eventos da área de análises clínicas no Brasil. O próximo acontece em 2009 na cidade de Belo Horizonte/MG.