Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Zurique e no Instituto Max-Planck para Antropologia Evolutiva da Alemanha mostra que até os sete anos de idade toda criança é egoísta. Após esta idade, segundo os pesquisadores, os pequenos aprendem a importância de dividir e passam a levar em consideração os sentimentos dos outros.

Para os especialistas os seres humanos são “programados” para serem generosos. Depois dos sete, as crianças também começam a considerar o outro com boa vontade e tratar seus amigos como os adultos fariam. A mudança geralmente ocorre entre os sete e oito anos. E é tão repentina que os cientistas acreditam que só poderia ser explicada pela genética. O estudo também diferencia o ser humano dos outros animais, como os chimpanzés, que são egoístas durante toda a vida.

Os autores da pesquisa que será publicada na revista “Nature” desta semana, sugerem que este comportamento reflete a atitude "provinciana" ou comunitária herdada do ser humano, que é considerada crucial na evolução de sociedades cooperativas. Além de permitir os pesquisadores a responder uma pergunta antiga: somos generosos porque simplesmente somos ou aprendemos isso depois de viver em sociedade?