Desde o início de 2008, o conteúdo da Farmacopéia Brasileira está processo de atualização. Para a tarefa foram contratadas universidades credenciadas para avaliação laboratorial de cerca de 500 monografias, finalizando a revisão das quatro edições da Farmacopéia. No entanto, a partir de agora o novo site da Farmacopéia está no ar. O endereço é o www.anvisa.gov.br/farmacopeia.

No endereço, o internauta pode conferir as notícias da Farmacopéia, além da relação dos membros da Comissão da Farmacopéia Brasileira (CFB) e dos Comitês Técnicos Temáticos (CTT), a lista de substâncias químicas de referência (SQR) e os canais de interlocução com a CFB. Também podem ser acessados projetos em andamento e consultas públicas, além de poder participar através de um espaço para divulgação de publicações relacionadas ao tema.

Histórico
A primeira edição da Farmacopéia foi publicada em 1929, a segunda e a terceira edições são de 1959 e 1976, respectivamente. A última teve início em 1988 e foi publicada em seis fascículos, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003 2005. Todas as edições estão em vigor.

Ao término do processo de revisão, será publicado um Código Farmacêutico Oficial atualizado em um compêndio único.

A Farmacopéia é o Código Oficial Farmacêutico do País. O código define os parâmetros mínimos para a fabricação e o controle da qualidade de insumos e especialidades farmacêuticas. Além disso, é utilizada como base para as ações da vigilância sanitária, como o registro, a fiscalização e a análise fiscal.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Anvisa.