Além do retorno profissional-financeiro, o nutricionista pode cuidar da sua própria saúde e da saúde da família, aplicando conhecimentos apreendidos desde a graduação.

A busca por uma alimentação saudável para ter mais qualidade de vida parece estar na moda. E, dentro desse contexto, um profissional tem se destacado: o nutricionista. Entretanto, mais do que uma “profissão da moda”, a Nutrição é fundamental para a prevenção, o tratamento e a cura de muitas doenças. “A ferramenta principal do nutricionista é o alimento. A partir daí, ele consegue prescrever o melhor tratamento, baseado nos alimentos que vão promover uma qualidade de vida melhor”, cita a professora Lígia Lima, coordenadora do curso de Nutrição da Asces-Unita.

Lígia define o nutricionista como um agente de saúde, que pode transformar e favorecer o quadro de saúde da população. Ela explica que o curso da Asces, iniciado em 2014, tem duração de quatro anos e se baseia em três grandes áreas: alimentos, nutrição social e clínica. Na área de alimentos, o nutricionista compreende desde a composição química do alimento até a sua importância e função no corpo humano. A nutrição clínica estuda as doenças e como tratá-la através dos alimentos. Já a área da nutrição social se preocupa com as políticas públicas que envolvem o estado nutricional.

“Aqui na nossa região, o nutricionista tem que estar habilitado nessas três áreas, porque nós temos campo para atuação nas três”, observa. Os estudantes participam de atividades práticas desde o primeiro período do curso. Segundo Lígia, isso permite desenvolver habilidades fundamentais para a atuação profissional exigida pelo mercado de trabalho. “Levamos o aluno para visitar e ver de perto a atuação do nutricionista nas suas diferentes áreas, assim ele pode saber desde o início como é a profissão”, observa.

Os nutricionistas em formação também têm a oportunidade de atuar na clínica escola da Asces, que mantém convênio com o SUS e atende pacientes na área da fisioterapia. Esses pacientes têm a oportunidade de receber também um atendimento nutricional. “Temos o projeto Nutrição e Saúde que é multidisciplinar e favorece o desenvolvimento de habilidades para uma atuação profissional em equipes”, destaca.

O mercado de trabalho para o nutricionista é muito amplo, assegura Lígia. “Existe uma gama de oportunidades. Além disso, durante a formação o graduando tem a oportunidade de perceber e aprofundar suas habilidades empreendedoras na área. Temos egressos que já têm seu negócio montado na produção de alimentos”. Quando o estudante ainda não sabe qual curso superior escolher, Lígia costuma chamá-lo para conhecer a área da Nutrição, que ela define como uma profissão do futuro.

“É do presente e é do futuro também. Atualmente as pessoas visam muito qualidade de vida e não existe qualidade de vida sem uma boa alimentação”, defende. Lígia vê a Nutrição como uma área que vai fortalecer a atuação de outros profissionais da saúde. “Então eu deixo a mensagem de que não existe uma boa saúde sem a Nutrição. Se o objetivo é a gente cada vez mais procurar saúde, venha ser nutricionista. É um campo que acredito que jamais vai se esgotar”, observa.