A Fundação Hemope, que presta serviços de hematologia em Pernambuco, acaba de implantar um sistema de geoprocessamento baseado no TerraView, aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O novo Sistema de Informação Geográfica (SIG) permitiu a construção de mapas temáticos para verificar os deslocamentos dos pacientes em relação aos hemocentros, além do acompanhamento da demanda por plasma e hemácias em cada unidade da hemorrede pernambucana.

O projeto que reuniu bases de dados cartográficas (mapas de Pernambuco) e dados cadastrais do Hemope relativas a 2006, associando as informações geradas por cada unidade da rede de hemocentros à posição geográfica de seus lugares de origem foi desenvolvido Utilizando o software livre TerraView, do INPE.

A cada ponto (que corresponde a uma unidade da rede) foram associadas variáveis como a quantidade de bolsas de sangue coletadas, a produção dos principais hemocomponentes, o número de amostras para realização de testes de triagem sangüínea (sorologia), entre outras informações.

A partir dessa convergência de informações, foi possível identificar a origem e o fluxo dos pacientes por ponto da rede, ou seja, de que lugares eles vinham para doar sangue.

Esse novo SIG foi desenvolvido pela Fiocruz em parceria com a equipe técnico-administrativa do Hemope.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Hemope.