A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou ontem, em todo o Brasil, o registro da apresentação de 100 mg do antiinflamatório Prexige, do Laboratório Novartis.

A decisão da Agência foi tomada após os técnicos receberem notificações de efeitos colaterais de usuários do remédio. Com ela, a apresentação de 400 mg fica suspensa por pelo menos três meses.

Segundo a Anvisa, a medida foi tomada devido às “incertezas a respeito da segurança hepática do medicamento”. Foram alegados efeitos adversos graves da substância lumiracoxibe. As notificações relacionadas ao Prexige, entre julho de 2005 e abril de 2008, somam 3585 casos de reações adversas, sendo 1013 destes casos considerados graves (28%). A relação do último período (abril/2008) é maior: dos 85 casos notificados, 34 eram graves (40%).

Entre as principais reações adversas estão, hemorragia gastrointestinal, hepatite, pancreatite e doenças cardiovasculares. Os técnicos da Agência orientam que consumidores devem procurar seus médicos para substituir o produto sem interromper o tratamento.

No Brasil, o Prextige tinha indicação aprovada para tratamento de osteoartrite (um tipo de artrite), da dor aguda e da dismenorréia (cólica menstrual) primária.