Caruaruense nascido em 11 de maio de 1928, nas terras de Taquara (Alto do Moura). Ao longo da vida, fixou com determinação o crescimento intelectual, profissional e político. Filho de feirantes, quando jovem, trabalhou como tipógrafo. Foi bancário, presidente de Diretórios Acadêmicos, tornou-se ainda diretor de Educação e Cultura do município de Caruaru e vereador, até chegar à Prefeitura de Caruaru, em 1968. Naquele ano, Rodrigues concluía o curso de bacharelado da Faculdade de Direito. Hoje, aos 80 anos, ele relembra com lucidez incomum diversas passagens de sua vida. O Portal Asces conversou um pouco com esta ilustre personalidade caruaruense.

Portal Asces – Qual foi o seu principal ideal de vida?
Anastácio Rodrigues – Sempre foi querer o bem de todos e a felicidade do homem.

Portal Asces – Ter nascido no interior de Pernambuco fez alguma diferença em sua vida?
Anastácio Rodrigues – Sinto-me feliz por ter nascido em Caruaru. Mesmo sendo uma cidade do interior de Pernambuco, a Princesa do Agreste sempre foi destaque nacional graças aos seus filhos. Nomes ilustres como Austregésilo de Athayde, Álvaro Lins e os irmãos Condé devem sempre ser lembrados. Há ainda Limeira Tejo, e muitos outros. E, por que não falar também de Tabosa de Almeida? Ele que, brilhantemente, trouxe a educação superior para o interior de Pernambuco, fazendo a grande diferença no desenvolvimento dessa região.

Portal Asces – Caruaru se destaca, principalmente, em qual aspecto?
Anastácio Rodrigues – Esse dinamismo da população local foi responsável pelas conquistas obtidas. A cidade nunca esperou pelo poder público. O primeiro fato que lembro foi quando o Império cedeu dinheiro para os ingleses construírem a estrada de ferro de Recife a São Caetano, e os valores dos fretes aumentaram de forma absurda. Nesse momento, surgiram vozes para que fosse construída a estrada daqui ao Recife. Isso repercutiu nas cidades de Bezerros e Gravatá. Caruaru continuava se destacando como sendo a cidade mais influente do interior do Estado. Isso porque as pessoas de nossa cidade não esperam. Buscam.

Portal Asces – Tendo participado das comemorações do centenário da princesa do Agreste. Como o senhor imagina a cidade de Caruaru comemorando seu bicentenário?
Anastácio Rodrigues – Sei que não estarei mais nessa terra para participar das comemorações. No entanto, tenho certeza que nossa Caruaru estará muito mais desenvolvida do que é hoje. Colheremos os frutos do desenvolvimento dessa terra, que se intensificou com a instalação das primeiras Faculdades trazidas por Tabosa de Almeida.

Portal Asces – Como foi entrar para a política?
Anastácio Rodrigues – Nunca me ofereci para ser nada. Sempre fui convidado. Meu otimismo me guiou por toda a vida. E, assim, continuarei até o fim. Lembro-me com muito orgulho dos tempos em que eu cruzava os portões da Faculdade. Sentado naquelas bancas, apreciava o conhecimento diante dos sábios mestres. Aprendi a ser melhor para os outros. Foi muito bom!

Hoje, Anastácio Rodrigues divide seu tempo entre a literatura e as artes. Membro da Diretoria do Instituto Histórico de Caruaru, ele participa da pesquisa e catalogação da história municipal. Cultura, política e fé no ser humano. O ex-aluno Anastácio Rodrigues é história viva para se contar.