Um estudo realizado na Universidade de Cingapura avaliou o declínio da capacidade cognitiva e a preservação da memória com o consumo freqüente de chá. De acordo com os cientistas tomar duas xícaras de chá por dia ajuda a saúde mental dos idosos como a atenção, memória e habilidade visuo-espacial.

A pesquisa observou 2,5 mil idosos com idade acima dos 55 anos durante dois anos. O estudo considerou a quantidade de chá verde e preto que os participantes ingeriam e a freqüência. Segundo os resultados, publicados na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, 35% dos participantes que não bebiam chá demonstraram uma queda média de dois pontos no número de pontos atingido nos testes de memória, o que indica declínio cognitivo.

No entanto, cerca de 65% dos participantes que bebiam pelo menos duas xícaras de chá diariamente mantiveram os mesmos resultados nos testes cognitivos dois anos depois do início da pesquisa. Os cientistas sugerem que a descoberta pode auxiliar na redução no risco de demência entre os idosos, já que o declínio cognitivo pode progredir para o mal de Alzheimer.

Entre as substâncias que poderiam influenciar a capacidade cognitiva, os pesquisadores destacam o polifenol – uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares – e a teanina, um aminoácido conhecido pelo seu efeito relaxante.

Com informações de Agências de Notícias.