O Prêmio Jovem Cientista foi lançado em Belém no final de junho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), com a presença do reitor da universidade, Alex Fiuza, do representante do CNPq, Raul Machado Neto, e da coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, Melissa Ilha Martins, além do público e imprensa presentes. A abertura foi feita por Raul Machado Neto, que elogiou a iniciativa do Prêmio.

“É uma iniciativa que reconhece e revela talentos, com um papel importantíssimo nos segmentos de pré-graduação. O tema desta edição se mistura bastante com a própria missão do CNPq, que é gerar educação sem esquecer do compromisso social”, destacou.

O reitor da UFPA, Alex Fiuza, agradeceu aos parceiros do Prêmio – Fundação Roberto Marinho, CNPq e Gerdau. “Estou muito honrado por abrigar este lançamento. O Prêmio Jovem Cientista favorece a construção de uma cultura científica e tecnológica para o salto que o Brasil precisa dar. Não há conhecimento nem ciência sem educação sólida e de qualidade”, ressaltou.

Melissa Martins, coordenadora de projetos da Fundação Roberto Marinho, fez a apresentação do Prêmio para o público e a imprensa presentes. “Se você já tem um trabalho pronto, ainda dá tempo de participar, já que as inscrições vão até o dia 8 de agosto”. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre o tema do Prêmio Jovem Cientista deste ano, “Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais”, e também o trabalho realizado por vencedores da última edição da premiação.

O evento prosseguiu com a palestra “Inclusão Digital: um desafio amazônico enfrentado pelo Pará”, com o professor da Faculdade de Engenharia da UFPA, Carlos Renato Lisboa Francês, doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Na seqüência, a pedagoga e professora de Psicologia da Educação da UFPA, Hildete Pereira dos Anjos, falou sobre seu trabalho na área de Educação (veja entrevista no site do CNPq) durante a palestra “Inclusão Social: experiências no campus de Marabá da UFPA e seus ensinamentos”.

Informações sobre inscrições: www.jovemcientista.cnpq.br

Com informações da Agência CNPq