Apenas 20 anos e um currículo bem recheado de conquistas. O caruaruense Renato Cardoso está levando o seu nome e o de sua cidade natal para pódios de importantes competições nacionais e agora o desafio tornou-se ainda maior. Competir no Mundial de Jiu-Jitsu, que será realizado neste mês, no Ibirapuera, em São Paulo. 

No esporte desde os 15 anos de idade, Renato é o atual campeão brasileiro na categoria Pena (até 70 kg). "Será um campeonato bastante difícil. Além de estar enfrentando os melhores competidores do mundo, são muitas lutas para chegar a  final, mas estou muito confiante", declarou o atleta.

Cardoso que treina apenas três vezes por semana confessa que é muito difícil ser um atleta de alto rendimento quando não se tem ajuda. "Infelizmente, não posso me dedicar integralmente ao esporte. É preciso que haja uma maior consciência do empresariado. Temos um grande potencial, mas não podemos usá-lo", desabafa. "Agradeço iniciativas como esta da Asces que está me ajudando a competir. Espero dar o melhor de mim e trazer este título para Caruaru", finalizou o competidor. 

O Campeonato mundial acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho e é dividido em duas etapas: eliminatórias e fase final. Os vencedores ganharão como prêmio a inscrição para o Pan-americano de Jiu Jitsu, que será realizado em outubro, em Salvador (BA).