O preço dos gêneros alimentícios que compõem a cesta básica subiu em junho em 14 das 16 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). No acumulado do ano, todas as 16 capitais apresentaram alta no preço dos produtos alimentícios de primeira necessidade. As elevações mais significativas ocorreram em Recife (29,24%), Natal (25,91%) e João Pessoa (25,37%). A menor variação acumulada foi apurada em Belém (10,47%).

Entre os gêneros cujos preços subiram, o arroz foi o destaque – teve elevação em todas as capitais, e com base nestes valores, a pesquisa estima que o salário mínimo necessário em junho deveria ser de R$ 2.072,70 (4,99 vezes o valor do salário mínimo atual), levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deveria ser suficiente para cobrir as despesas de um trabalhador e de sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Com informações da Agência Brasil.