Um exame, utilizado na Inglaterra e na França, pode trazer mais segurança e menos comprometimento a pacientes com artrite reumatóide (AR) com indicação de uso de anti-TNF, medicamento que torna o organismo menos resistente a infecções, entre elas a tuberculose. O exame T.SPOT.TB vêm sendo usado no diagnóstico da tuberculose latente em indivíduos com AR, revelando-se uma ferramenta mais segura e específica que o PPD, exame convencional para diagnóstico da tuberculose, doença que mata 6 milhões de brasileiros por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Pesquisadores da Fiocruz Pernambuco tiveram resultados positivos com quatro modelos de exame padrão-ouro criados para a pesquisa. Para a reumatologista Cláudia Marques, o estudo, apresentado como trabalho de conclusão do doutorado em saúde pública na Fiocruz, mostra que a principal vantagem do teste é ter a certeza de se estar diante de um resultado negativo para a tuberculose.

Artrite reumatóide
Doença inflamatória crônica, incapacitante, que acomete 0,5% a 1% da população mundial, a artite reumatóide ocorre entre os 30 e 50 anos. A doença é mais freqüente entre as mulheres e caracteriza-se pelo comprometimento das articulações periféricas (das mãos, pés, joelhos, cotovelos e punhos). A causa é desconhecida e o tratamento é feito com medicação e fisioterapia.

Confira o texto na íntegra clicando aqui.

Com informações da Agência Fiocruz de Notícias.