Estão se espalhando pelos Estados Unidos as chamadas "Farmácias pela Vida", que vendem tudo o que se encontra em uma farmácia comum, exceto camisinhas e pílulas anticoncepcionais.

Os proprietários dessas farmácias recusam-se a colocar à disposição produtos que consideram contrários a sua religião ou sua moral. A maioria baseia-se em crenças religiosas, principalmente a católica.

"O que estamos fazendo é simplesmente permitir a um farmacêutico que não seja envolvido no ato de impedir o desenvolvimento de uma vida humana de algum modo", defende Karen Brauer, presidente da organização "Farmácias pela Vida"

O National Women Law Center, associação norte-americana que defende leis favoráveis à mulher, não vê com bons olhos essa tendência: "Estou muito preocupada com esse fenômeno, o acesso à contracepção é essencial para a saúde feminina e desse modo uma mulher vítima de violência pode ser impossibilitada de comprar a pílula do dia seguinte em uma dessas farmácias", disse uma das responsáveis pela associação, Marcia Greenberg.

Para ela, é alarmante o fato de muitas dessas farmácias pela vida recusarem-se ainda a fornecer às mulheres informações sobre onde encontrar lugares que vendem anticoncepcionais, mas não ter nenhum problema em vender remédios como o Viagra, que ajudam a sexualidade masculina.

Fonte: Ansa