As duas lombadas eletrônicas instaladas nos quilômetros 64 e 67,1 da BR-232, na Serra das Russas, começam a partir desta quinta-feira (12) a funcionar de forma efetiva, multando os condutores de veículos que ultrapassarem a velocidade-limite de 60 quilômetros por hora (km/h).

Os pontos selecionados para colocação das lombadas ficam um pouco antes das localidades consideradas mais perigosas na descida da Serra das Russas, de acordo o estudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER).

As multas por desrespeito a velocidade limite variam entre R$85,13 e R$574,61, a depender da infração cometida. As lombadas eletrônicas instaladas na BR-232 são do tipo bandeirões, chamados de controladores, porque monitoram os veículos numa distância de 500 metros, e não apenas em um ponto. Os bandeirões foram escolhidos, ainda, por serem grandes, podendo ser visualizados pelos condutores de uma longa distância.

No levantamento feito pela empresa Perkons, responsável pelos bandeirões, monitorou os veículos que transitaram pelo local foi constatado  que mais de 90% dos motoristas respeitaram a velocidade-limite do trecho.