Dados do Ministério da Saúde apontam que as violências e os acidentes são responsáveis por 3,5% das mortes de idosos. No Brasil, 93 mil idosos são internados a cada ano no Sistema Único de Saúde (SUS), em conseqüência de quedas (53%), violência e agressões (27%) e acidentes de trânsito (20%).

Dos 27% constatados de agressões, 54% delas são causadas pelos próprios filhos. Para monitorar esse quadro, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um sistema de vigilância de violência contra o idoso. De acordo com o coordenador de Saúde do Idoso do ministério, José Luís Telles, o sistema vai permitir notificar e qualificar o tipo de agressão sofrida pelo idoso.

Para o coordenador, o número de idosos que entram no SUS por maus-tratos é “muito subestimado”. “Muitos desses maus-tratos não chegam ao hospital, não chegam sequer ao serviço de saúde, então não são registrados por agressões ou maus-tratos. As situações de violências são muito maiores do que as que nós vemos nos serviços de saúde.”

Diferentemente das estatísticas do Ministério da Saúde, um grupo de 50 alunos do curso de Farmácia da Asces realizam semestralmente uma atividade voltada para a promoção da saúde e do bem estar. No próximo dia 20, a equipe estará prestando serviços na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, situada no Parque 18 de Maio, em Caruaru. Durante a visita, os alunos promoverão orientações sobre o uso correto de medicamentos através de palestra aos funcionários da Instituição, além de apresentações culturais, brincadeiras e a doação de agasalhos, arrecadados em um evento promovido pelo Diretório Acadêmico de Farmácia.

O Projeto Comunicando Saúde, responsável pela ação é coordenado pelo professor da disciplina Elementos da comunicação, Marconi Silva.