Parcerias entre pesquisadores brasileiros e alemães
O Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebem inscrições, até o fim de junho, de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral.
Segundo o Daad, o Unibral se destina a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes.
O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, há 25 projetos em andamento.
O Probral fomenta projetos bilaterais de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores do Brasil e da Alemanha, por um período de dois a quatro anos.
O programa visa ao aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, à produção científica conjunta, à troca de informações e à aplicação conjunta dos resultados da pesquisa. São beneficiadas 79 cooperações atualmente.
Tanto o Unibral como o Probral são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio.
Mais informações sobre os programas: http://rio.daad.de/shared/inter_institucional.htm