Mais um estudo apresentado confirma que substâncias químicas encontradas em vinhos tintos podem ajudar a manter o coração "geneticamente jovem". A conclusão foi feita por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e o resultado foi publicado no jornal acadêmico PLOS One. Segundo o texto, uma substância chamada polifenol resveratrol parece capaz de frear mudanças no funcionamento dos genes do coração associadas à idade.

Acredita-se que o resveratrol, também encontrado em uvas e romãs, pode ser uma das causas para o chamado "paradoxo francês" – a relativa longevidade dos franceses apesar de sua dieta rica em gorduras animais, prejudiciais ao funcionamento das artérias. Os efeitos parecem imitar os obtidos com uma dieta baixa em calorias – conhecida por prolongar a vida.

A contradição do estudo partiu de uma pesquisadora do Imperial College, em Londres, que examinou os efeitos do resveratrol em doenças do pulmão, disse que a substância não fica no corpo tempo suficiente para ter qualquer efeito. "A molécula de resveratrol é rapidamente retirada da corrente sangüínea e metabolizada pelo fígado", disse Louise Connelly. "Para obter qualquer efeito, você teria de beber galões de vinho, o que não é recomendável", completou.

Connelly disse que a única maneira de os seres humanos absorverem os efeitos do resveratrol seria o desenvolvimento de uma forma da substância que superasse esse problema.

Com informações da BBC Brasil.