Pesquisas indicam que mais de 90% das pessoas com câncer bucal fumavam e usavam bebidas alcoólicas. Os especialistas acreditam que bebida alcoólica potencializa a ação dos elementos cancerígenos do cigarro, que possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina que causa dependência e o alcatrão, que possui 48 substâncias cancerígenas.

A doença que atinge em sua grande maioria, homens com mais de 40 anos, pode surgir sem manifestar nenhuma sintomatologia dolorosa, normalmente apresentam feridas na boca que não cicatrizam em uma semana; ulcerações superficiais com menos de 2 cm de diâmetro e indolores; manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, dentre outros.

Como forma de prevenir o Câncer Bucal, a Associação Caruaruense de Ensino Superior criou em 2001 o Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca. Desde então, o programa já realizou mais de 90 mil atendimentos, em 42 municípios do Estado de Pernambuco. Aproximadamente, 20% da população apresenta algum tipo de lesão cancerizável. “Esse índice é bastante alto e, infelizmente, os fatores sociais são os principais responsáveis por essa triste estatística”, comenta o coordenador do Projeto, Uoston Holder.

O município que se interessar em receber a caravana da Asces deverá se responsabilizar pelo transporte, trajes específicos, alimentação para os 120 componentes da Faculdade e materiais destinados à realização dos exames, além de se comprometer em apoiar a instalação e funcionamento dos Centros de Referências. Outras informações podem ser obtidas através do telefone [81] 2103.2000 ou através do endereço eletrônico www.asces.edu.br.