Um projeto realizado em cooperação de oito países (Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Bulgária, Grécia, República Tcheca, Alemanha e Espanha) mostrou que uma dieta rica em proteínas ajuda a manter o peso após emagrecer. A constatação é um dos esultados preliminares do Projeto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes) elaborado pela Universidade de Navarra, na Espanha.

A Pesquisa sobre nutrição afirma que "aumentar o consumo de proteínas na dieta evita recuperar o peso após emagrecer, enquanto o índice glicêmico dos alimentos, relacionado com os açúcares, não desempenha um papel relevante". Foram acompanhados 565 famílias (763 adultos e 787 crianças), os quais se submeteram perder pelo menos 8% de seu peso antes que toda a família se submetesse ao processo.

As pessoas que receberam uma dieta com alto índice de proteínas não recuperaram o peso perdido, enquanto os demais ganharam entre 2 e 2,5 kg após emagrecer. Os resultados definitivos do projeto serão divulgados em maio de 2009, quando serão apresentados no Congresso Europeu da Obesidade, que acontecerá em Amsterdã.