Para os atletas que procuram aumento de massa corpórea, um problema conhecido como microtrauma muscular, é quase inevitável. Os microtraumas nada mais são do que inflamações agudas das fibras musculares. O resultado dessas inflamações são dores musculares que surgem logo após a realização de exercícios físicos. O incômodo aparece após 24 horas da prática e depende diretamente da intensidade, duração de esforço e do tipo de exercício realizado.

Especialistas acreditam que essas dores podem ser amenizadas com a administração de vitaminas e minerais. Um exemplo seria a suplementação que protegeria os músculos dos traumas do exercício intenso ao impedir o rompimento das membranas celulares a partir da neutralização dos radicais livres.

Outras formas de minimizar as dores dos microtraumas são não esquecer de alongar antes e após o esforço, treinar grupos musculares diferentes após os exercícios, e em alguns casos pode também ser necessário a utilização de compressas de gelo ou a administração de um anti-inflamatório.
 
Qualquer dúvida, pergunte sempre ao profissional de Educação Física de sua academia.