Com a intenção de diminuir o número de cesarianas, o Ministério da Saúde lançou ontem, 6, a Campanha de Incentivo ao Parto Normal. De acordo com os índices do Ministério da Saúde, as casarias totalizam 43% dos partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no País. Na população com planos de saúde, esse índice chega a 80%.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que as cirurgias deveriam corresponder a 15%, no máximo, pela alegação de que o parto normal é apontado como mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê. A OMS ainda defende que o parto cirúrgico apresenta mais chances de hemorragia, infecção no pós-parto e uma recuperação mais difícil, além de determinar custos mais elevados e desnecessários para a saúde pública e privada.

A campanha tentará sensibilizar os profissionais de saúde, as universidades e entidades médicas e científicas, pois um dos problemas apontados é a falta de informação entre as mulheres.