O Programa Asces Vida Saudável, através do projeto Caminhada Orientada, atendeu de segunda (04/03) até esta quarta-feira 600 pessoas que utilizaram a Avenida Portugal para realizarem caminhadas no início da manhã. Nesta dias foram oferecidas orientações sobre alimentação saudável, vestuário adequado e outros informes sobre qualidade de vida.

Deste número, 159 participantes foram submetidas às avaliações físicas sob o comando de professores e estudantes de Educação Física da Faculdade Asces. “Mais de 10% caminhantes que se submeteram às avaliações físicas são hipertensos, ou seja, tem pressão alta”, revelou o coordenado da Academia Escola da Asces, Prof. Ricardo Guerra, responsável pela equipe da Instituição. Aferir a pressão serve para orientar os caminhantes sobre o tipo de atividade mais adequada e o ritmo da caminhada.

Ainda sobre a avaliação física, o público feminino participante tem apresentado maior interesse em se submeter às avaliações. Do total de atendimentos, 56% são mulheres, contra 44% de homens.

O Programa Vida Saudável foi implementado em 2006, através da Academia Escola da Asces. O objetivo é abrigar vários projetos voltados para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas, beneficiando, não só, a comunidade, mas promovendo a abertura de um campo de estágio para os estudantes de Educação Física da Instituição. Além da Caminhada Orientada, o projeto oferece também outros serviços na Academia Escola da Asces com avaliação física, aulas de natação, hidroginástica, musculação, dança, Ginástica aeróbica e capoeira.

Caminhada com mais segurança

Desde a última segunda (04/03) está sendo possível caminhar na Avenida Portugal com mais segurança. A Destra realiza bloqueios na avenida, na faixa direita, das 5h às 7h. Outra novidade desta nota etapa do programa é a ampliação dos dias que uma equipe de estudantes e professores da Faculdade Asces, além de profissionais da Secretaria de Saúde que ficará à disposição dos praticantes de exercícios físicos. De segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h haverá orientações nutricionais, dicas sobre roupas adequadas para a prática esportiva, avaliação corporal (peso e altura adequados) e prescrição de exercícios físicos, além da aferição da pressão arterial.

O trecho exclusivo tem aproximadamente 1km, entre o Estacionamento do Campus Universitário Dr. Tabosa de Almeida e o trevo que dá acesso à PE 90, do lado direito, no sentido cidade/subúrbio. O estacionamento da Faculdade Asces fica disponível, a partir das 5h, para quem quiser vir com seus veículos de outros bairros da cidade para participar das atividades orientadas. O veículo ficará numa área segura e não será necessário pagar por isso.