A biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e as formas de combatê-las. Sendo umas das mais novas profissões da área de saúde, se dedica ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

Sua regulamentação aconteceu no final de década de 70, surgindo no final da década de 80, os Conselhos Federais e Regionais de Biomedicina. Já a profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal no 6.684, de 3 de setembro de 1979 e pelo Decreto Federal no 88.439, de 28 de junho de 1983.

O biomédico é um profissional versátil, que acompanha a contínua evolução dos conhecimentos nas áreas de saúde. O mesmo pode trabalhar em parceria com médicos, biólogos, químicos, bioquímicos e farmacêuticos. A interdisciplinaridade age como um potencializador das ações do biomédico, obtendo melhores resultados nos desenvolvimentos de suas pesquisas laboratoriais.

Áreas de atuação do biomédico
Os laboratórios de análises clínicas são a opção mais conservadora de trabalho, no entanto, as áreas de pesquisa e indústrias estão se tornando muito promissoras. Podendo atuar em áreas como: banco de sangue, análises ambientais, análises bromatológicas (aferição da qualidade dos alimentos), imagenologia, diagnósticos moleculares, citologia clínica (citopatologia), bioindústria e bioempresa, genética, biotecnologia, oncologia molecular, bioinformática, nanoinformática, biossegurança, hemoderivados, histocompatibilidade, reprodução humana, exames de DNA, acupuntura, dentre outras, deve estar pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do meio em que está inserido, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Perfil profissional
O biomédico deve conduzir todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral, assimilando os conhecimentos que lhe foram oferecidos durante o período de graduação profissional. Com espírito crítico e responsabilidade que permitam uma atuação profissional consciente, deve trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

Os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo reúnem mais de 80% dos profissionais biomédicos do país. Isso implica que o mercado necessita desse profissional, sobretudo nas cidades do nordeste. A ascensão na carreira requer atualização permanente, assim como em outros cursos da área de saúde, principalmente através da leitura de revistas especializadas e da participação de seminários e congressos. O conhecimento da língua inglesa é importante, pois permitirá ao profissional a leitura de artigos científicos e a operação adequada de equipamentos de pesquisa e diagnóstico.