Começa nesta segunda-feira o prazo para inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Estudantes que concluem o ensino médio neste ano e que concluíram em anos anterior podem fazer a prova, que soma pontos em diversos vestibulares do país. O prazo para as inscrições termina em 30 de maio, e a prova será em 30 de agosto, às 13h.

Os interessados podem optar por efetuar a inscrição nas agências dos Correios ou pela Internet. Para alunos da rede pública, a inscrição é gratuita, para os da rede particular e formados, R$ 35. Quem estudar ou tiver estudado em escola particular e se declarar carente também fica isento do pagamento da taxa.

Para as inscrições feitas pela internet, o pagamento do boleto bancário gerado pode ser feito em qualquer agência bancária. O pagamento pode ser feito até o dia 25 de julho. O prazo para a entrega dos cartões de confirmação acontece até o dia 18 de agosto.

O exame consta de 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem várias áreas de conhecimento, além da redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame. O Enem também serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).