Num futuro próximo, o laser poderá ser uma das armas para o combate à cárie, diz uma pesquisa realizada em parceria entre uma instituição de ensino superior braileira e uma alemã. A técnica que utilizaria um feixe de laser pode reduzir a profundidade das lesões provocadas pela cárie dentária e contribuir na prevenção do problema. 

O estudo faz parte do doutorado da cirurgiã-dentista Marcella Esteves Oliveira e resultará no primeiro diploma co-tutelado da USP em parceria com a Universidade de Aachen, na Alemanha.

A pesquisa que utilizou o tratamento com laser demonstrou que a profundidade das lesões diminuiu 81% em relação ao grupo de controle, que não recebeu nenhum tratamento. O estudo não utilizou seres humanos para os testes, mas cubos de esmalte bovino com as superfícies polidas. Após o tratamento com laser, as amostras foram submetidas a condições ideais para o desenvolvimento de cáries. “O próximo passo é testar a técnica em humanos”, afirma Marcella.

"Estas pesquisas começaram na década de 1960, no entanto, para este estudo em especial foi utilizado um aparelho de última gração, utilizado apenas em aplicações industriais", declarou a pesquisadora. Ela ainda afirmou que não há perspectivas para a chegada dessa técnica aos consultórios, devido ao preço dos equipamentos que podem chegar até U$ 60 mil, conta ela.