O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a partir das turmas que se formarão em 2021.2, passará a emitir os diplomas dos seus concluintes no modo digital. A novidade vai otimizar o tempo de espera entre a solicitação e a entrega dos documentos para os formados, garantir a segurança das informações acadêmicas, além de fazer parte de uma política institucional de promover a cultura da transformação digital.

Com essa iniciativa, a Asces-Unita, mais uma vez assume o lugar de vanguarda no interior de Pernambuco, desta feita com a adoção de um sistema para emissão de diplomas em formato digital, alinhando-se de modo pioneiro às diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Ocorre que eram muitas as fraudes envolvendo os diplomas impressos e emitidos na forma física. Por esse motivo, de acordo com as normas educacionais, todos os diplomas emitidos a partir de janeiro de 2022 deverão ser expedidos no formato digital, assim evitando falsificações.

O diploma digital é aquele que tem existência, emissão e armazenamento inteiramente no meio digital e cuja validade jurídica é garantida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).

Os estudantes que desejarem imprimir o diploma digital para emoldurá-lo – um dos hábitos mais consagrados no meio acadêmico – poderão fazê-lo no papel e no formato que desejarem, para tanto utilizando infraestrutura própria, de acordo com a sua conveniência e interesse.