Pouco conhecida por seu nome científico, o ‘halux valgo’, mais conhecido por joanete é uma deformidade muito freqüente na população adulta que, além de ser um problema estético, pode trazer dores e limitações. Diferentemente de como pensa a maioria da população, a joanete não é o crescimento de um novo osso no pé e sim uma deformidade. Entenda como acontece.

Gerada, pela rotação do dedo associada ao desvio angular na direção do segundo dedo, o joanete forma-se enquanto os tecidos como bursas, tendões e ligamentos são sobrecarregados, resultando no surgimento de processos inflamatórios e conseqüentemente de dor.

O aparecimento da joanete está associado a diversos fatores, entre eles o biomecânico, ou seja, anormalidades ósseas ou uma marcha inadequada do indivíduo, que, ao longo do tempo, geram sobrecargas e deformidades na articulações.

Outro fator pode ser é o uso de calçados inadequados, sobretudo salto alto e bico fino, fator que compromete mais mulheres que homens. Elas têm cerca de 20 vezes mais chances de adquirir esse problema.

Como tratar?
Mesmo no caso de predisposição genética é recomendado usar sapatos adequados, confortáveis para os pés, de bico largo e couro maleável, de modo a evitar a fricção com a pele. O uso de palmilhas e protetores também é comum e, em casos avançados, é necessária a utilização de órteses especiais que devem corrigir a mecânica do pé e diminuir a instabilidade.

O tratamento nos casos iniciais pode ser realizado com fisioterapia. Em casos mais severos a conduta pode ser cirúrgica. Na maioria das vezes ocorre a osteotomia, ou seja, a retirada de uma parte do osso com a finalidade de alinhar a articulação, assim como era antes do procedimento.

Principais sintomas são:
– Dor na região da planta do pé e/ou na região interna do halux;
– Alteração da marcha;
– Podem existir calosidades na região plantar (sola do pé), região dorsal e entre os dedos;
– Pode haver crepitação (estalido) durante movimentação do dedo

Com informações do Portal de Informações Uol.