Guardas municipais da cidade de São José dos Pinhais, maior cidade da região metropolitana do Paraná, começaram a utilizar um novo tipo de arma. A pistola que dispara choques elétricos imobiliza, por alguns segundos, o possível criminoso.

De acordo com os próprios guardas municipais que se submeteram ao "tratamento de choque" para saber o que as vítimas vão sentir quando receberem o tiro imobilizador, quem leva a descarga elétrica fica sem controle do corpo, mas logo recupera os movimentos.
 
Por enquanto, apenas 14 dos 170 guardas municipais de São José dos Pinhais receberam o treinamento, mas a prefeitura pretende, em breve, ter todo o efetivo equipado e treinado para disparar descargas elétricas sempre que for necessário.

A mira a laser não dá chance de erro na hora do tiro e um chip, dentro da arma, registra a data, o horário e a duração de todos os disparos para possíveis investigações de abuso de autoridade. A pistola é importada dos Estados Unidos. A compra e o uso são autorizados pelo Exército.

Com informações do Portal de Informações G1.