O Ministério da Saúde inaugurou na cidade de Gravatá, interior de Pernambuco, a primeira unidade do programa Farmácia Popular do Brasil. A farmácia é a de número 11 em funcionamento no estado e trabalha em parceria com a prefeitura, beneficiando 72 mil habitantes. Em toda a rede nacional, o programa já conta com 436 unidades, em 345 municípios brasileiros.

O diferencial da Farmácia Popular do Brasil é a oferta de medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa.

Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

São, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos comercializados nas unidades. Para a aquisição dos medicamentos, faz-se necessária receita médica ou odontológica. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.

Os dez medicamentos mais procurados nas farmácias populares são sinvastatina (redutor de colesterol), omeprazol (contra gastrite), captopril (para tratamento de doenças cardiovasculares). Há casos em que o medicamento pode ser adquirido nas farmácias populares por um preço seis vezes menor do que o praticado pelo mercado.

Serviço:
Farmácia Popular do Brasil, Gravatá – PE
Endereço: Rua Dr. Amaury de Medeiros, 325, Boa Vista.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h.
Outras informações: Atendimento ao cidadão | 0800 61 1997