Foi recentemente aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização do medicamento responsável por ser a promessa da redução da gordura intrabdominal. O medicamento, rimonabanto no Brasil, que traz o nome comercial de Acomplia, já está em uso nos países da União Européia desde 2006 e passa a ser comercializado em farmácias mediante receita controlada.

Segundo a assessoria de imprensa do laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis, o preço máximo para o medicamento será de R$ 225 para a caixa com 28 comprimidos.

O rimonabanto é o primeiro medicamento desenvolvido para atuar no sistema endocanabinóide, ligado ao balanço energético e ao acúmulo de gordura no corpo humano. Ele é indicado apenas para pessoas que possuem obesidade associada a fatores de risco como diabetes tipo 2 e dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue).

Estudos mostraram que o uso do rimonabanto ajuda a diminuir a barriga e reduz os índices de triglicérides (gorduras no sangue). O medicamento também melhora o controle das taxas de açúcar no sangue, ajudando a regular o diabetes, e aumenta o HDL, conhecido como bom colesterol.