A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou a confirmação da primeira morte por dengue no Estado em 2008. A vítima é um menino de oito anos que estava internado desde o último domingo (6) em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife).

De acordo com a SES – PE a criança morreu na última segunda-feira (7) no Hospital da Restauração, vítima de dengue hemorrágica, e foi enterrada na manhã de ontem (9). A Secretaria confirma 320 casos de dengue em Pernambuco desde o início do ano, sendo três deles do tipo hemorrágico.

O secretário-executivo de Saúde de Pernambuco, Cláudio Duarte, em entrevista, citou um estudo do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães para explicar o quadro da doença na capital do estado. Segundo o levantamento, para cada cidadão recifense, existem dois milhões de ovos do mosquitos transmissor.

Cláudio Duarte ainda informou que, em 70 municípios pernambucanos, não houve notificação de nenhum caso de dengue. “Não podemos dizer que a situação de Pernambuco é confortável. Os números são melhores se compararmos ao mesmo período do ano passado, mas o aumento é preocupante. A situação está sob controle no momento. Estamos em alerta e, por isso, é muito importante sair na frente e fazer o trabalho preventivo”, afirmou o secretário.

O Estado registrou, em 2007, cerca de 3.370 casos de dengue do tipo clássica, 46 de dengue hemorrágica e oito mortes.

Leia outras notícias sobre o assunto:
Pernambuco registra 2.550 casos de dengue em três meses; 
Método de detecção do Aedes aegypti é testado em Recife;