O ministro Carlos Britto foi eleito, na última terça-feira, 8, como o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral para o biênio 2008/2010. A posse do novo presidente está prevista para maio deste ano.

O ministro Marco Aurélio, atual presidente do TSE, fez uma breve homenagem ao colega. “É juiz apegado a princípios. Sempre pronto a ouvir, a refletir sobre idéias veiculadas. Tendo a segurança desejada para que se tenha e se observe a indispensável evolução”.

O ministro Carlos Britto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1966. Fez cursos de pós-graduação para Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado também na faculdade sergipana, mestrado em Direito do Estado pela PUC-SP e doutorado em Direito Constitucional também pela PUC paulista.

Natural de Propriá (SE), Britto exerceu a advocacia e atuou em cargos públicos em Sergipe, como o de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas. Também foi conselheiro federal da OAB entre 1993 e 1994. Foi nomeado ministro do Supremo em junho de 2003.

O TSE é composto por três ministros do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e por dois advogados escolhidos pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. De acordo com a Constituição Federal, o presidente e o vice do TSE sempre devem ter como tribunal de origem o STF.