Uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Município de Gravatá e a Asces está proporcionando aos alunos dos 6º e 7º períodos de Biomedicina o Projeto de Extensão: Prevenção do Câncer de Colo Uterino. O estágio que acontece com 20 discentes tem a duração de um ano e é supervisionado pelos professores Adrya Peres e Djair Lima.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, anualmente são registrados no mundo cerca de 500 mil casos novos de câncer do colo do útero. No Brasil, em 2008, o Instituto estima que cerca de 18.680 novos casos apareçam, sendo conferido uma meda de 19 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer do colo do útero já é considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

A parceria possibilita a realização de cerca de 50 análises de lâminas por semana. A coleta é feita em um posto de saúde do município e as amostras são enviadas para a Asces, onde são realizados todos os procedimentos de rotina laboratorial.  “Com o projeto de extensão é proporcionado aos discentes vivenciar a prática citopatológica em amostras do serviço público, permitindo o contato com a realidade prática e possibilitando assim, a identificação das diferentes alterações encontradas no diagnóstico citopatológico”, declarou a biomédica Adrya Peres.

Para a realização dos procedimentos é mantido um rigoroso controle de qualidade no processamento das amostras. “Caso seja comparado com o nível público de saúde, os resultados são entregues de forma mais rápida”, lembrou a biomédica.