Uma descoberta na China já está sendo considerada o achado mais importante ocorrido no país desde que foram encontrados os restos do ‘Homem de Pequim’, no começo do século XX. Arqueólogos e pesquisadores desenterraram os restos de um crânio humano que pode ter mais de 100 mil anos.

O achado aconteceu no mês passado em uma jazida situada em Xuchang, na província de Henan. De acordo com o diretor da Administração Estatal do Legado Cultural, Shan Jixiang, os arqueólogos trabalham há dois anos e meio, apesar de não ter sido anunciada até agora.

Segundo Shan, este achado ‘vai jogar luz sobre um período crítico da evolução humana’. São 16 peças de um crânio quase completo que possui supercílios proeminentes e uma pequena frente. No crânio foi encontrado uma membrana fossilizada em sua parte interior, o que permitirá que os cientistas estudem o sistema nervoso dos antepassados do Paleolítico’.

Os restos encontrados se fossilizaram porque ficaram enterrados a cinco metros de profundidade, perto de um manancial cujas águas contêm altos níveis de cálcio.

Além dos restos do crânio humano, 30 mil fósseis de animais e de artefatos realizados com ossos e pedras foram achados na região nos dois últimos anos.