Nesta tarde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.

A visita, no entanto, não significa que a Petrobras e a petrolífera venezuelano PDVSA tenham finalmente chegado a um acordo quanto à operação conjunta do empreendimento. Por enquanto, a parceria não passa de intenção.

Em dezembro passado, durante visita do presidente Lula a Caracas, Petrobras e PDVSA anunciaram acordo quanto à participação acionária na Refinaria Abreu e Lima – 60% da empresa brasileira e 40% da petrolífera venezuelana. Mas a parceria, efetivamente, não foi formalizada, esclarece o gerente-geral da refinaria.

A partir de 2011, operando em carga plena, a Refinaria Abreu e Lima terá capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo pesado por dia – 100 mil do campo de Carabobo 1, e outros 100 mil de Marlim Sul, na Bacia de Campos.

Cerca de 70% da produção serão de diesel – derivado de maior consumo no país hoje. A produção se destinará basicamente aos mercados do Norte e Nordeste: norte de Alagoas, Paraíba, interior de Pernambuco, norte da Bahia e, por navio, Ceará, Pará e Maranhão, podendo chegar ao Centro-Oeste por São Luiz.

Com informações da Agência Brasil.