O governo estuda substituir a dívida de estudantes de medicina que aderirem ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies) por serviço prestado. O objetivo é suprir a falta de médicos em cerca de 1,2 mil municípios. Essa é uma das propostas de uma portaria do Ministério da Educação que será anunciada no próximo dia 29 e prevê uma série de mudanças no Fies.

A medida prevê que os estudantes interessados em trabalhar nos municípios que necessitam de médicos tenham abatimento gradual da dívida. “Há um conjunto de elementos que favorece a uma política pública de fixação dos formandos da área da medicina nesses municípios do interior”, declarou o secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota.

O Fies é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar estudantes do Ensino Superior que não têm como arcar com as parcelas de um curso em universidade ou faculdade particular. Administrado financeiramente pela Caixa Econômica Federal, o Fies foi criado em 1999 para substituir Programa de Crédito Educativo e já atendeu aproximadamente 500 mil universitários.

Com informações da Agência Brasil.