Pesquisadores americanos acreditam que estão no caminho certo para desvendar a mente humana. A edição desta semana da Revista Nature traz uma pesquisa mostrando a criação de um sistema capaz, ainda que de modo rudimentar, de ler a mente humana, traduzindo o que se passa no córtex visual primário do cérebro.

O estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos EUA demonstra que os pesquisadores são capazes de comparar o gráfico gerado pelo programa com uma leitura real de ressonância magnética funcional e, assim, “adivinhar” para qual imagem o paciente está olhando.

Nos testes descritos na Nature, realizados com dois voluntários – ambos co-autores do artigo – o processo acertou a “adivinhação” de 80% a 90% das vezes, para uma galeria de até 1.000 imagens.

“Construímos um modelo de computador da parte inicial do sistema visual que é capaz de pegar uma imagem qualquer, como dado de entrada, e fazer a previsão da atividade neural que será o dado de saída”, explica o principal autor do trabalho, Jack L. Gallant.