Em comemoração ao Dia Mundial do Glaucoma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta uma estatística preocupante. No mundo, são 65 milhões de pessoas com a doença e no Brasil, além dos 900 mil portadores constatados, estima-se que existam outras 900 mil pessoas ainda sem diagnóstico.

De acordo com a OMS, a doença é apontada como a principal causa de cegueira irreversível.

A escolha do dia 6 de março foi uma iniciativa da Associação Mundial do Glaucoma e da Associação Mundial de Pacientes para combater este mal, conhecido como "ladrão silencioso da visão". As associações esperam que, com a celebração da data, as autoridades e formadores de opinião participem da luta contra a doença.

No Brasil, o Dia Nacional do Glaucoma é celebrado todo dia 26 de maio. Nesta data, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) deve colocar postos de medição gratuita da pressão intra-ocular, em todo o território nacional.

Tratamento
Segundo a SBG, o glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão.

O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A terapia com laser é indicada quando o tratamento com o colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão. O procedimento cirúrgico é a ultima opção de tratamento.

Com informações do Portal de Informações G1.