O suspeito de ser o chefe da quadrilha que assaltou o Banco Central em Fortaleza em agosto de 2005, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, 41, foi condenado ontem a 49 anos e dois meses de prisão pelo juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara Federal.

O processo que até então corria à revelia, terminou com condenação após o preso admitir, em depoimento, ter ficado com R$ 5 milhões do furto.

Segundo ele, o rateio do assalto foi igual, em dez sacos de R$ 500 mil para cada um. O mandante e mentor intelectual do assalto, segundo ele, Luiz Fernando Ribeiro, teria ficado com 17 milhões. Fernandinho foi seqüestrado e morto dois meses depois do assalto, mesmo tendo pago o resgate.

Na sentença, o juiz desconsiderou o depoimento, por haver “farta produção de provas” contra Alemão. Ele cumprirá pena no presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS). Os bens do Alemão foram indisponibilizados pela Justiça.

 A PF ainda procura seis foragidos: Josiel Lopes Cordeiro; Juvenal Laurindo; Antônio Artênio da Cruz, o "Bode"; Moisés Teixeira da Silva, o "Cabelo"; Cleberson Petrúcio de Almeida de Aguiar Barros; e um homem que se apresentava como Paulo Sérgio de Sousa, cuja identidade verdadeira ainda não foi descoberta. Outros dezessete participantes já foram condenadas pelo furto ao BC.