Pesquisadora brasileira descobre que cerveja faz bem se bebida o quanto antes. De acordo com o estudo, a maior quantidade de substâncias benéficas da cerveja está presente até 15 dias após a data de fabricação da bebida. Entre os principais fatores positivos da cerveja estão ao retardo do envelhecimento celular e à possível prevenção de doenças como problemas cardíacos e males neurodegenerativos.

O estudo divulgado faz parte da pesquisa de conclusão de mestrado de Priscila Becker Siqueira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As principais substâncias da cerveja que fazem esse serviço são os compostos fenólicos, oriundos, no caso da bebida, do malte e do lúpulo.

A pesquisadora cervejas nacionais e descobriu que elas continham cerca de 400 miligramas por litro de compostos fenólicos, contra 700 mg/l no suco de goiaba e até 2 gramas por litro no suco de uva. A pesquisadora testou as marcas de cerveja durante quatro meses, fazendo cinco análises bioquímicas diferentes a cada dez dias e avaliações de aroma e sabor.

A principal descoberta é que, até 15 dias após a data de fabricação, a cerveja perde 35% de seus compostos fenólicos. Ao longo dos seis meses seguintes (prazo médio de validade da bebida), somem mais 15% dos compostos fenólicos originais. A pesquisadora também verificou o aparecimento do famoso "gosto de papelão" – na verdade, causado pelo aumento da concentração de um aldeído (substância da mesma família química do formol) na bebida.

Então ficam as dicas: beber com moderação e de acordo com o conselho da ciência olhe a data de validade e beba logo.