Alunos dos cursos de Direito, Odontologia e Biomedicina assistiram na tarde desta quarta-feira, 05, a sessão plenária do Superior Tribunal de Justiça sobre a utilização de células-tronco embrionárias para estudos científicos.

A discussão levantada é sobre a constitucionalidade da lei que permite os estudos.
O tribunal julga o mérito de uma ação direta de inconstitucionalidade que quer barrar os estudos, os quais supostamente ferem o direito à vida estabelecida na Constituição. A ação foi movida pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles contra a Lei de Biossegurança (nº 11.105).

Os professores Ademario Tavares, Raimundo Juliano e Pablo Falcão, também acompanharam o julgamento e explicaram aos alunos todos os procedimentos que sucedem um julgamento do STJ. “Seria praticamente impossível levar um grupo de alunos desse para uma sessão solene, em Brasília, e através da TV eles podem acompanhar e participar das fundamentações e argumentações jurídicas, além de participarem de um momento histórico”, declarou o professor da disciplina Direito Constitucional, Ademario Tavares.

A sessão foi exibida pelo Canal TV Justiça e transmitida através de sinal de satélite digital para todo o país.

Leia mais sobre o assunto:
75% dos brasileiros apóiam uso de células-tronco, afirma relatório do Ibope
CNBB ataca aborto e uso de células-tronco;
Utilização de células-tronco em Odontologia uma realidade bem próxima